sábado, 26 de novembro de 2011

Frituras: Porquê só servimos eventualmente

Vários clientes tem nos questionado a respeito das frituras, porquê as servimos eventualmente ou porquê não servimos acompannhamentos fritos constantes, escrevemos um artigo para esclarece-los a respeito:

Todo mundo sabe que a fritura é um tipo de preparo de alimentos prejudicial para a saúde devido ao excesso de gordura saturada, a qual se faz presente no óleo e também em determinados alimentos. É importante que saibamos que gordura não está ligada apenas à frituras, a fritura é uma das preparações que podem ser realizadas com alguns tipos de gordura. Porém não devemos eliminar a gordura de nossas refeições, pois precisamos de gordura para sobreviver, mas isso não quer dizer que necessitemos de fritura.
 
A fritura geralmente é resultante de um superaquecimento de algum tipo de gordura animal, como a gordura de porco, ou gordura vegetal.

A fritura deve ser evitada sempre que possível, pois os óleos ao longo da fritura contam com uma qualidade nutricional não indicada para nenhuma alimentação. Quando um alimento é colocado no óleo aquecido, o mesmo fica desidratado e assim ocorre a perda de nutrientes. Ao se fazer uma fritura devemos levar em consideração o tipo de óleo utilizado, o tempo de imersão do alimento no óleo que está sendo aquecido, se é ou não a primeira fritura e a temperatura em que se encontra este. De maneira geral, na realização da fritura, é indicada a utilização de óleo vegetal aquecido por menos tempo e o mínimo possível, pois quanto maior for a temperatura e o tempo, maiores serão as modificações que o óleo original sofrerá. E jamais reutilize o óleo da fritura para o preparo de algum alimento. A fritura faz com que o óleo sofra alterações químicas, o qual se torna em uma fonte de gordura saturada, que quando consumida em excesso pode provocar o aparecimento de diversas doenças. De acordo com pesquisas, a fritura torna o alimento ingerido como uma característica inflamatória, sendo que a conseqüência disso é o acúmulo de gordura abdominal e ainda levar a um estado de resistência à insulina, o que pode resultar em mal estar, cansaço, falta de energia, dores de cabeça e outros sintomas, além disso, a fritura pode promover a formação de gordura trans, gordura esta que está ligada diretamente com o crescimento de doenças cardiovasculares e com a piora do quadro de saúde de forma geral.

No entanto, saiba que não é necessário riscarmos de vez a fritura de nossa alimentação, principalmente as delícias que este tipo de preparo oferece, mas é indicado que nós moderemos a ingestão de alimentos preparados através da fritura. Desta forma, devemos estar atentos quanto à quantidade e a forma que ingerimos alimentos fritos. De acordo com especialistas, as frituras podem fazer parte de nossa dieta no máximo uma vez por semana , principalmente se você deseja controlar o peso e manter a saúde.

 
Palmares Marmitaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário